Salas Limpas são ambientes projetados e controlados rigorosamente para minimizar a introdução, geração e retenção de partículas no ar. O controle da concentração de partículas aerotransportadas é crítico e sua especificação é realizada através de normas de classificação, como a internacional ISO 14644. A manutenção desses ambientes em conformidade com os padrões exigidos é vital para processos sensíveis em indústrias como farmacêutica, biotecnologia, química fina, microeletrônica (produção de semicondutores), aeroespacial e alimentícia.
Em contraste com ambientes controlados convencionais, como salas cirúrgicas hospitalares (que possuem requisitos específicos, mas geralmente menos restritivos em termos de contagem de partículas ultrafinas), salas limpas exigem um nível de controle significativamente superior. A conformidade é assegurada não apenas por procedimentos operacionais estritos e vestimentas especiais, mas fundamentalmente pela tecnologia embarcada no sistema de Tratamento de Ar e Condicionamento (HVAC - Heating, Ventilation, and Air Conditioning).
O sistema HVAC em salas limpas transcende o simples conforto térmico. Suas funções primordiais incluem:
Arquitetura do Sistema de Tratamento de Ar
A eficácia da sala limpa depende intrinsecamente da concepção e performance do sistema de tratamento de ar. A estanqueidade do invólucro da sala é fundamental para evitar infiltrações descontroladas, mas a diferenciação tecnológica reside no sistema HVAC.
Sistemas modernos de salas limpas demandam variação contínua de capacidade para responder às flutuações de carga térmica e de ocupação, mantendo as condições precisamente controladas. Em sistemas com expansão indireta (água gelada), isso é tipicamente alcançado com válvulas de controle de vazão modulantes atuando nas serpentinas de resfriamento/aquecimento. Em sistemas de expansão direta (fluidos refrigerantes), utiliza-se a modulação da capacidade do compressor (tecnologia inverter) e/ou válvulas de expansão eletrônica para ajustar a capacidade frigorífica e de aquecimento.
Filtragem do Ar em Múltiplos Estágios
A filtragem é o componente central do sistema de tratamento de ar. O processo de filtragem visa reter as partículas presentes no ar de renovação (externo) e no ar de recirculação (interno). Este processo ocorre em múltiplos estágios para proteger os filtros de alta eficiência e otimizar a vida útil do conjunto filtrante:
A quantidade e a eficiência dos estágios de filtragem são definidas pela classificação exigida para a sala limpa. Quanto mais rigorosa a classificação (menor o número da ISO), maior a eficiência mínima dos filtros terminais e, frequentemente, maior o número de estágios. Os filtros HEPA/ULPA terminais são geralmente instalados próximo ao ponto de insuflação, seja em caixas terminais no forro ou integrados aos difusores, para garantir que o ar insuflado no ambiente esteja no nível máximo de pureza.
Distribuição e Padrões de Fluxo de Ar
A forma como o ar filtrado é distribuído no ambiente impacta diretamente a capacidade de controle de partículas. Dois padrões principais são empregados:
A geometria da sala, a localização dos pontos de insuflação (difusores ou área filtrante total) e retorno (grelhas ou piso pleno) devem ser projetadas para estabelecer o padrão de fluxo de ar desejado e garantir que as partículas geradas sejam eficientemente varridas para fora das áreas de trabalho crítico. Sistemas com retorno dutado garantem maior controle sobre o fluxo de ar.
Manutenção, Monitoramento e Validação
A manutenção preditiva e preventiva é vital para a sustentabilidade da performance da sala limpa. Isso inclui:
Uma rotina de manutenção rigorosa e um programa de monitoramento eficaz não apenas prolongam a vida útil dos equipamentos, mas, mais importante, garantem que os níveis de contaminação do ar permaneçam dentro dos parâmetros críticos exigidos pela classificação da sala limpa e pelas regulamentações aplicáveis.
Em suma, o projeto, instalação e manutenção de um sistema HVAC para sala limpa é uma disciplina complexa que integra engenharia térmica, mecânica, de fluidos e de controle para criar e sustentar um ambiente com parâmetros de pureza do ar definidos por rigorosas normas internacionais.
_______________________________________________________________________
Palavras Chave: Sala Limpa, Filtragem, Filtros HEPA.
_______________________________________________________________________
REFERÊNCIAS:
CIENTÍFICA DO BRASIL. O que é uma sala limpa? 2019. Disponível em: <https://cmscientifica.com.br/o-que-e-uma-sala-limpa-classificacao-de-ambientes-controlados/>
REVISTA MEIO FILTRANTE. Sistemas de Filtragem para sala limpa e ambientes controlados. 2014. Disponível em: <https://www.meiofiltrante.com.br/Artigo/832/sistemas-de-filtragem--para-sala-limpa-e-ambientes-controlados>
© KLIMAN 2015 - 2018 Todos os direitos reservados