Data Center

Um CPD ou Data Center é composto por diversos armários metálicos também chamados de racks, contendo cabos elétricos e de dados, que liberam uma enorme quantidade de calor. Na ausência de um sistema de refrigeração de confiança, é possível que ocorra um superaquecimento, acarretando sérios problemas para os equipamentos e consequentemente na transmissão e armazenamento dos dados contidos.

Antes de falarmos sobre os equipamentos aconselhados para Data Centers, primeiro é necessário definir qual o tipo de calor gerado nesse ambiente.Há dois tipos de calor:

Calor sensível – Calor responsável por alterar a temperatura do ar, como por exemplo motores, computadores, iluminação, entre outros.

Calor latente – Calor responsável por alterar a umidade do ar, como evaporação de água e transpiração das pessoas.

Para ambientes de climatização de conforto comum, a relação entre o calor sensível e calor latente é de cerca de 70% (70% sensível e 30% latente). Para ambiente de CPD, a relação entre o calor sensível e calor latente é de cerca de 90% (90% sensível e 10% latente). Sendo assim, o sistema de climatização que atender um ambiente de CPD deve ter capacidade de retirar calor sensível, o que é feito insuflando altas vazões de ar no local.

Em pequenos CPDs, normalmente são utilizados equipamentos comuns de Ar Condicionado, como Splits, é importante que seja tomado cuidado para que a instalação do equipamento não seja sobre equipamentos, pois um possível problema de vazamento na evaporadora poderá danificar os equipamentos do ambiente. Entretnto, o correto é a utilização de equipamentos que são especialmente produzidos para ambientes de CPD e além de ter os itens necessários para controle de temperatura, ainda contam com outros elementos de proteção, redução de consumo de energia além de controle de umidade. São muito mais eficientes que as centrais comuns, possuem alto índice de automação com sistemas de alerta contra alteração da temperatura e umidade, alertas de falha, entre outros. Podem ter insuflação por dutos ou pelo piso, que é mais usual e insufla ar diretamente sob os racks.

A temperatura aconselhada para um CPD é entre 21 e 22 graus e a umidade relativa do ar entre 45 e 55%. O problema maior não é alcançar estes números e sim, mantê-los, já que o funcionamento é ininterrupto durante as 24 horas de cada dia.

A KLIMAN HVACR além de executar instalações e manutenções, oferece um serviço de monitoramento on line com SLA de atendimento conforme a necessidade do cliente.

Consulte nossos especialistas.

kliman@kliman.com.br

11 4116-3417




Soluções

A KLIMAN apresenta soluções para manutenção, operação e melhorias nos sistemas de climatização, refrigeração, elétrica e automação.

Projetos

Executamos projetos focados na necessidade de cada cliente. Apresentamos as melhores soluções do mercado alinhados a economia.

Serviços

Contratos de manutenção preventiva (PMOC), manutenções corretivas, novas instalações, projetos, adequações, retrofit em equipamentos.



ÁREA DE ATUAÇÃO

Hotéis e Shoppings

Contrato de manutenção preventiva, corretiva e instalações. Atendemos todos os tipos de equipamentos de climatização e refrigeração.

Escritórios e Call Centers

Controle da qualidade do ar interno conforme normas vigentes brasileiras. Manutenção preventiva e corretiva. Projetos e instalações.

Data Center

Instalação e manutenção em equipamentos de ar condicionado de precisão, monitoramento on line de temperatura e umidade relativa.

Industrias

Equipamentos de agua gelada para processos, ar condicionado de paineis elétricos, climatização. Preventiva, Corretiva e Instalações.

Hospitais

Equipamentos com complexos sistemas de filtragem que permitem uma temperatura ambiente de 21°C e umidade relativa entre 35% a 45%.

OffShore

Instalação e manutenção de sistemas de climatização e refrigeração em plataformas e navios OffShore.

Fale Conosco