Efeito Diesel em sistemas de Ar Condicionado

 

 

Muito se fala nas redes sociais ou em grupos de aplicativos de troca de mensagens sobre o EFEITO DIESEL em sistemas de Ar Condicionado. Mas o que é esse efeito realmente? Quais cuidados devemos tomar para evitar? E a mais importante pergunta: Todos os videos que vemos de explosão são necessariamente causados por esse efeito?

Primeiramente devemos entender de onde vem esse termo EFEITO DIESEL. Vem do funcionamento de um motor a diesel, que diferente de motores de combustão a gasolina, não necessita de ignição com auxilio de velas (faísca). O ciclo de combustão a diesel funciona da seguinte forma:

  • Admissão: Quando o cilindro desce, a válvula de admissão se abre fazendo com que o pistão aspire AR;
  • Compressão: ao subir, o pistão fecha a valvula de admissão e comprime o ar fazendo com que o mesmo alcance alta temperatura;
  • Combustão: Uma bomba pulveriza óleo diesel, em alta pressão através do bico injetor, no interior da câmara de combustão o pistão também a alta temperatura. A alta temperatura e pressão determina a queima do combustivel elevando a pressão da câmara e empurrando o pistão pra baixo (explosão);
  • Exaustão: os gases que se formaram na fase anterior são expelidos do interior do cilindro pelo movimento ascendente do pistão.

Percebemos que para haver a combustão deve haver uma quantidade razoavel de ar dentro da câmara, caso contrario não haverá a "explosão".

Sabendo disso, vamos transportar essa situação para dentro de um sistema de refrigeração. Sabemos que compressores de splits (que são o centro das atenções no quesito "efeito diesel") são do tipo ROTATIVO onde há um rotor com palhetas que, ao girar, gera a pressão. Nesse ponto já podemos perceber a diferença mecanica entre motores a diesel com pistão e compressores rotativos, mas não é esse o ponto, já que os dois conseguem elevar pressão.

O ponto principal é que, para ocorrer efeito diesel dentro de um compressor de um split é necessário dois fatores:

  • Uma quantidade razoável de ar a alta temperatur aspirado pelo compressor;
  • Óleo sendo comprimido junto a esse ar;

Mesmo em um sistema onde o tecnico tenha negligenciado a desidratação (vácuo), não haverá ar suficiente para gerar combustão no compressor.

Alguns técnicos argumentam que o problema é o fluido R410a ser uma mistura de 50% de R125 e 50% de R32 (inflamavel) e ao ocorrer um vazamento, a concentração de R32 acaba sendo maior no sistema podendo ocorrer a explosão, bem sabemos que o efeito diesel precisa de oxigênio e não é o caso mesmo com vazamento. Também sabemos que já existem equipamentos com R32 puro, funcionando com compressores rotativos e sem explosões.

O ar dentro do sistema, em caso de vazamentos, só ocorrera se a pressão interna for menor que a pressão externa. Isso só ocorrerá em caso de vazamento total do fluido no sistema, porém a quantidade de ar que for admitido no sistema não será suficiente para acontecer uma combustão expontânea e mesmo que o vazamento seja grande, a descarga sempre estará aberta dando o alivio necessário para não ocorrer explosão (senão teríamos diversas explosões de compressores de ar comprimido por aí).

Por último, recolhimento de fluido, onde existe a unica (mas pequena) possibilidade real de explosão por efeito diesel, mas nesse caso somente iria ocorrer se a admissão de ar no ato do recolhimento fosse em um volume suficiente para haver a combustão com a mistura ar + óleo no compressor, o que é improvavel (não impossível, mas improvável). Para haver a quantidade de ar suficiente para explosão, a sucção do compressor teria que ter uma admissão de ar suficiente para preencher toda a câmara a ponto de não haver vácuo e a descarga fechada.

Alguns podem argumentar que quando esta em vácuo, pode ocorrer faiscamento que em contato com R32, pode haver explosão. Bom, se ocorrer isso, primeiro que não será através do efeito diesel, mas sim uma combustão comum entre combustivel e ignição (faísca), mas para haver esse tipo de explosão temos que entender a TRÍADE do FOGO que consiste em COMBUSTÍVEL, COMBURENTE e CALOR. O combustível seria o R32, o comburente seria o oxigênio e o calor a faísca. Percebemos que no caso faltaria o oxigênio.

Com tudo isso podemos concluir que:

  • Efeito Diesel é algo praticamente improvável de ocorrer em sistemas de refrigeração;
  • Caso ocorra alguma explosão no ato do recolhimento, não será por EFEITO DIESEL mas sim faiscamento em contato com R32 e Oxigênio, mas há também pequenas possibilidades.

TODO CUIDADO NOS PROCEDIMENTOS É ALGO EXTREMAMENTE IMPORTANTE, a intenção com este artigo é apenas informativo sobre como poderia ocorrer o efeito diesel em splits. Diversos videos de explosões que vemos ocorrem em sua grande maioria por falha humana, seja testes de estanqueidade de forma incorreta (com oxigenio por exemplo) ou até por ligar equipamento sem abertura dos registros.

Entretanto meu intuito não é que nenhum técnico "baixa a guarda" quanto aos cuidados na execução de suas tarefas, mas sim que conheça efetivamente o que é Efeito Diesel e como poderia ocorrer durante seu trabalho.

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Palavras Chave: Efeito Diesel, R410a, explosão, Ar Condicionado, Fluido.

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REFERÊNCIAS:

BLOG DO TAKAO. Motor a diesel: saiba como funciona e quais as suas características. Disponível em: https://blog.takao.com.br/motor-a-diesel-como-funciona/. Acesso em: 07 jan. 2020

FISPQ CHEMOURS. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Freon R410a. Versão 4.6.2020. Chemours. 2020

 CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE GOIÁS. Fundamentos de Combate a Incêndio. 2016. Disponível em: https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/cbmgo-1aedicao-20160921.pdf. Acesso em: 07 jan. 2020.

 

André Quelian Bezdiguian

Sócio Proprietário da empresa KLIMAN HVACR

Especialista em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado.

CREA 5070265738




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