O Mundo vive hoje uma PANDEMIA de COVID-19, medidas foram tomadas no mundo inteiro e recebemos a todo instante instruções de como prevenir o contagio dessa doença. Mas como proceder com nosso sistema de climatização e nossos ares condicionados?
Os sistemas convencionais de ar condicionado não são suficientes para filtrar as partículas do coronavírus. Além disso, muitos sistemas não possuem a renovação de ar (adição de ar externo) adequada, o que significa que em locais fechados o ar condicionado pode até espalhar o vírus. Os filtros de sistemas de ar condicionado convencionais são do tipo G e F, esse tipo de filtragem não trabalha na escala de nanômetros (bilionésimos de metro), ou seja, não retém o COVID-19, que é menor que 0,3 microns de diâmetro (1 micron equivale a 1/1000 milímetro).
O vírus suspenso no ar utilizam o movimento Browniano que é um fenômeno pelo qual partículas pequenas suspensas em um fluido tendem a se mover em caminhos pseudo-aleatórios ou estocásticos através desse fluido, mesmo se o fluido em questão estiver calmo. Sua “captura” se torna muito mais complexa do que simples filtros em sistemas de ar condicionado. Sistemas de climatização em UTI utilizam filtragens complexas, sistemas dotados de 2 ou mais tipo de filtragens, com filtros do tipo HEPA (High Eficiency Particulate Air) que retém 99,9% das impurezas, e mesmo assim não possuem eficiência comprovada contra o COVID19. Filtros carregados eletrostaticamente (que também são usados em centros cirúrgicos), são mais eficientes contra vírus.
Os dados sobre o Coronavírus são poucos comparados a outros vírus respiratórios, como os da gripe, porém sabe-se que o ar mais frio e seco produzido por esses sistemas pode favorecer a persistências das partículas virais no ambiente. O melhor a se fazer nesses dias é insistir em ventilação natural, renovar o máximo de ar dentro do ambiente e se possível manter os ares condicionados desligados. As autoridades de saúde de Singapura, país cujo combate à pandemia tem sido visto como bem-sucedido, orientaram a população a desligar o ar condicionado, ligar ventiladores e abrir as janelas de casa e do trabalho sempre que possível.
Não deixe de higienizar seu sistema de climatização, diversas outras doenças respiratórias são causadas por má manutenção nestes sistemas. A Lei Federal 13.589/18 obriga a todo estabelecimento a cumprir um plano de manutenção preventiva em seus equipamentos conhecido como PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Procure um especialista, o PMOC não é apenas limpeza, engloba uma série de processos e documentações que somente um especialista (Engenheiro, Tecnólogo ou Técnico) em refrigeração e ar condicionado pode te dizer.
__________________________________________________________________________________
Palavras Chave: Corona Vírus, COVID-19, Renovação de Ar, Vírus, PMOC
__________________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS:
FOLHA DE SÃO PAULO. Sistemas de ar condicionado não são suficientes para filtrar coronavirus. 2020 Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/sistemas-de-ar-condicionado-nao-sao-suficientes-para-filtrar-coronavirus.shtm. Acesso em: 07 jul. 2020
PROVIDA. Mecanismos de filtração de Particulas de Respiradores. 2020 Disponível em: http://www.provida.ind.br/site/index.php/bacterias/causas-efeitos/182-respiradores-mecanicos-hospitalares.html. Acesso em: 07 jul. 2020
André Quelian Bezdiguian
Sócio Proprietário da empresa KLIMAN HVACR
Especialista em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado.
CREA 5070265738