MANUTENÇÃO EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL

 

Para um correto funcionamento do ciclo de refrigeração a manutenção a curto, médio e longo prazo deve ser elaborada, executada e acompanhada em todos os seus processos. A conservação dos equipamentos é extremamente importante para identificar falhas no equipamento e que pode ocasionar uma parada total da instalação, prejudicando principalmente o produto armazenado, ocasionando grande prejuízo ao proprietário do estabelecimento.

Para evitar este tipo de situação, é necessário realizar um plano de manutenção preventiva baseado nos seguintes apontamentos:

Garantia da vida útil dos equipamentos: São ações que visam a durabilidade dos componentes e evitam compra de novos equipamentos por quebras antecipadas;

Evitar a perda do produto armazenado: paradas para manutenções corretivas nos sistemas de refrigeração podem colocar em risco a estabilidade do produto armazenado, ocasionando na maor parte dos casos a perda da mercadoria;

Elevar a eficiência do sistema de refrigeração: Uma correta manutenção preventiva, ou até mesmo um Retrofit em um equipamento existente pode elevar sua eficiência e até mesmo reduzir consumo de energia elétrica.

As ações de manutenção preventiva podem ser classificadas da seguinte forma:

Inspeção e acompanhamento: A inspeção visual do sistema de refrigeração pode até parecer uma tarefa simples, mas não pouco importante. Com inspeções regulares e freqüentes na instalação frigorífica podem ser encontradas diferentes anomalias do sistema, como vazamentos, barulhos anormais, problemas de rotação dos ventiladores, falta de isolamento em linhas, danos físicos, quebra de sensores, entre outros.

Um bom conhecimento técnico dos envolvidos na manutenção também é de extrema importância, por exemplo: para o ciclo de degelo, é necessário conhecer os valores de pressões antes e depois do processo de degelo, para que a volta da refrigeração não seja muito elevada, além de verificar se o evaporador esta totalmente limpo  e se a programação do mesmo esta adequada para atividades próprias do frigorífico.

Limpeza: A limpeza externa e interna do sistema de refrigeração tem extrema importância. Condensadores sujos geram pressões elevadas de descarga e afetam diretamente a eficiência. Filtros sujos geram perdas de pressão não desejadas, ocasionando maior trabalho do compressor.

Um sistema limpo é aquele que não possui sujeira dentro ou fora das tubulações, além de se encontrar livre de umidade em todo componente que faz contato com o fluido.

A maioria destes problemas pode ser evitado se, durante a instalação dos equipamentos, for realizado um correto processo de solda e vácuo, eliminando a possibilidade de contaminação dos componentes com umidade.

Calibração e testes: Durante a vida útil da instalação, os equipamentos de refrigeração são submetidos a diferentes condições de carga, temperaturas de câmara ou temperatura ambiente. Em algumas ocasiões, é possível que seja perdido fluido ou trocado algum componente. Para trabalhar corretamente, é importante que o sistema seja calibrado periodicamente, levando em consideração as principais ações:

  • Verificação de carga de fluido e óleo;
  • Calibração de pressostatos e proteções de sobrecarga;
  • Ajuste de superaquecimento;
  • Ajuste de subresfriamento; 
  • Verificação da correta operação dos controles de capacidade (compressão e condensação);
  • Verificação da programação de degelo.
  • Testes nas proteções elétricas e mecânicas. 

 

Considerações finais

Um plano de manutenção preventiva bem elaborado e, acima de tudo, bem executado, garante que a operação dos equipamentos seja mais eficiente além de também garantir a estabilidade do produto armazenado. Consulte sempre uma empresa especializada.

_______________________________________________________________

Palavras chave: Refrigeração, Manutenção, Preventiva, Corretiva.

_______________________________________________________________

REFERÊNCIAS:

REFRIGESA. Refrigeração Comercial. 2020. Disponível em: https://refrigesa.com.br/refrigeracao-comercial/. Acesso em: 04 ago. 2020.

VILLANUEVA, Marina Miranda; A importância da manutenção preventiva para o bom desempenho da edificação. Dissertação. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politecnica. 2015.

MINISTÉRIO DA SAUDE.Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Epidemiológica. MANUAL DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA REDE DE FRIO. Brasília - 2007.

 

André Quelian Bezdiguian

Sócio Proprietário da empresa KLIMAN HVACR

Especialista em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado.

CREA 5070265738




Soluções

A KLIMAN apresenta soluções para manutenção, operação e melhorias nos sistemas de climatização, refrigeração, elétrica e automação.

Projetos

Executamos projetos focados na necessidade de cada cliente. Apresentamos as melhores soluções do mercado alinhados a economia.

Serviços

Contratos de manutenção preventiva (PMOC), manutenções corretivas, novas instalações, adequações, retrofit em equipamentos.



ÁREA DE ATUAÇÃO

Hotéis e Shoppings

Contrato de manutenção preventiva, corretiva e instalações. Atendemos todos os tipos de equipamentos de climatização e refrigeração.

Escritórios e Call Centers

Controle da qualidade do ar interno conforme normas vigentes brasileiras. Manutenção preventiva e corretiva. Projetos e instalações.

Data Center

Instalação e manutenção em equipamentos de ar condicionado de precisão, monitoramento on line de temperatura e umidade relativa.

Industrias

Equipamentos de agua gelada para processos, ar condicionado de paineis elétricos, climatização. Preventiva, Corretiva e Instalações.

Hospitais

Equipamentos com complexos sistemas de filtragem que permitem uma temperatura ambiente de 21°C e umidade relativa entre 35% a 45%.

OffShore

Instalação e manutenção de sistemas de climatização e refrigeração em plataformas e navios OffShore.

Fale Conosco